0

Sua sacola está vazia.

Product was successfully added to your shopping cart.

10 Dicas para Estudar melhor e Aprender mais

Listamos 10 dicas para você obter um melhor rendimento nos seus estudos. Dá uma lida!

10 Dicas para Estudar melhor e Aprender mais

 

Estudar é uma das atividades que requer sempre a prática e a participação ativa. Para se ter um melhor aproveitamento, é preciso que você se envolva com o conteúdo de uma forma espontânea. Pensando nisso, nós do Curso Forum listaremos 10 dicas para você aproveitar bem o seu tempo e ter mais eficiência para conquistar o aprendizado nos estudos. Se liga aí!

1) Treinamento de questões
Pode parecer uma dica meio óbvia, mas não é. Muitas pessoas passam horas e horas lendo o conteúdo e depois param de estudar ou avançam para o próximo tema. Após ler o conteúdo selecionado, faça exercícios sobre aquele tema. Procure questões na internet, ou crie você mesmo perguntas sobre aquele conteúdo estudado.

2) Concentração e Foco
Aposto que alguma vez você já deve ter estudado na seguinte situação: Deitado(a) na cama, controle da TV de um lado, celular do outro, uma barra de chocolate e Netflix ligada. Caso você ainda estuda dessa forma, apenas pare. O ideal é que você deixe o seu celular longe de você (pode ser até em outro cômodo!) e que a TV fique desligada. Concentre-se apenas nos ESTUDOS! Caso esteja assistindo uma vídeoaula, use preferencialmente fones de ouvido, assim você se concentrará melhor.

3) Faça infográficos
O desenho é um dos métodos que mais estimula a nossa criatividade, isso é um fato comprovado. Com isso, por que não desenhar a sua matéria? Faça infográficos com cores diferentes, utilize setas, traços, círculos e tudo que tiver direito. Assim, ao invés de criar uma redação sobre o assunto (Não que isso seja algo ruim), você pode simplificar em apenas um desenho, e o melhor: Aprender de forma mais rápida.

4) Trabalhe com cronogramas

No início da Semana ao planejar seus estudos, crie um cronograma com os horários e os temas que você irá estudar. Separe por áreas, coloque um horário inicial e final. Assim, você saberá se está tendo um bom proveito do seu tempo e em quais temas está tendo mais dificuldade para aprender.

5) Não se cobre tanto

Sabemos que a ansiedade afeta grande parte dos estudantes durante a sua jornada, principalmente quando está chegando próximo à data da prova. Mas não precisa se cobrar tanto. É apenas uma prova, nada mais do que isso. Controle a sua ansiedade fazendo outras coisas quando estiver perto do exame. Realize atividades que aliviem o stress. Saia um pouco, pratique esportes, abra a sua mente :)

6) Hábito do Estudo Desenvolva o hábito de estudar.

Algumas pessoas estudam dia sim, dia não. Outras estudam 2 dias seguidos, depois param. E existem aquelas que nem estudam. Estude com frequência e organização. Assim você irá criar o hábito de estudar, e o seu cérebro irá identificar que aquele momento é a hora para aprender coisas novas. Não adianta estudar um dia durante 7 horas e depois não estudar mais a semana inteira. Organize-se de uma forma que não fique pesada para você, e que seja adequada para o seu calendário.

7) Tenha o seu próprio canto de estudo

Como falamos na Dica 2, a cama não é um bom lugar para estudar. Ao fazer isso, o cérebro interpreta que você está ali para descansar, e com isso reduz o seu esforço. Tenha um cantinho voltado apenas para os estudos. Você também pode dar uma decorada no ambiente com quadros, post-its e prateleiras. Quanto mais harmonioso for o seu ambiente, mais à vontade você se sentirá, e com isso terá um melhor proveito em seus estudos.

Tenha um cantinho voltado para os seus estudos.

8) Diferentes práticas para estudar

Tudo bem que às vezes você está cansado de estudar, você se sente esgotado(a) e isso é normal. Mas para evitar que isso aconteça, você pode criar maneiras diferentes para aprender o conteúdo. Estudar em grupo por exemplo é uma boa prática, pois você pode ter alguma dúvida que o seu amigo saiba, e ao mesmo tempo, ajudar alguém.

9) Pesquise os temas mais difíceis

Caso tenha tido algum assunto que você ficou com dúvida, ou que percebeu que é um pouco mais complicado, pesquise. Procure na internet sobre aquele tema, assista vídeos explicativos, leia a respeito. Talvez você encontre uma forma mais didática que aborde o assunto, e assim, absorve por completo esse tema.

10) Crie objetivos, trabalhe com metas

Por último e não menos importante, temos a dica 10. É essencial que você trabalhe com metas. No seu cronograma, coloque os temas que você irá estudar e suas respectivas datas. Assim, durante o seu processo de estudo, você conseguirá medir o seu aprendizado e analisar o seu desempenho na matéria. Mas lembre-se: Não se cobre tanto ;)

Achou que as dicas acabaram? Achou errado! Temos uma dica extra :D

Dica Extra) Use material impresso, faça anotações

Graças ao avanço da tecnologia, tivemos a ascensão dos laptops, tablets e smartphones. E com isso, a escrita se tornou uma prática cada vez mais rara hoje em dia. Mas não é por isso que você deve abandonar o lápis e a borracha. Tenha um caderno em que você possa fazer anotações sobre a matéria, imprima as apostilas e o seu material de estudo. Grife também o que você achar mais importante, assim você dará mais atenção ao visualizar aquele texto na próxima vez.

Já que você chegou até o final, temos um presente para você colocar as suas dicas em prática: 5% de desconto em todo o site utilizando o cupom FORUM5

Esperamos que essas 10 dicas tenham lhe ajudado nos estudos. Caso tenha alguma dica que você utiliza mas não colocamos aqui em cima, mande pra gente! Pode ser em nosso instagram @cursoforum ou na nossa página do Facebook. Bons estudos!

Clique aqui para conferir os nossos cursos para Concursos.

Categoria: Dicas de Estudos

Comment form has been disabled.